Como transformar a PIMENTA em um negócio lucrativo

A pimenta biquinho é a mais nova opção de investimento nas propriedades rurais. A variedade atraiu a atenção dos consumidores por ser pimenta sem ardor e poder ser saboreada até mesmo como aperitivo. O português Luciano Pereira apostou na especiaria como fonte de investimento e está colhendo os frutos. Há pouco mais de um ano, plantou 1,2 mil pés da pimenta biquinho numa área de 900m² em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Jardim Pequeno
Fig 1. - Pimenta Biquinho

Atualmente, colhe 150 quilos por semana e vende para lojas e restaurantes da capital. Para este ano, pretende triplicar a área plantada e tem planos até de exportar parte do cultivo. "Apostei na biquinho porque era rara e pode ser consumida de várias formas, como tira-gosto ou cozida com carne e arroz", afirma Pereira.

Seu investimento inicial foi baixo, em torno de R$ 1 mil, fora o terreno do plantio. O mais difícil é arrumar a semente, que é feita de um cruzamento. Não adianta só arrancar do pé e fazer mudas, pois as descendentes não nascerão com a mesmas características podendo até apresentar ardor. Os pés atingem, em média, altura máxima de meio metro.

A primeira colheita no sítio de Pereira foi feita em seis meses. Agora, colhe duas vez por semana. No período de inverno, entre julho e setembro, a produção da biquinho é bem baixa.

Em época de chuva, o cultivo cai à metade, por isso, deve-se aproveitar o verão. A produção é colocada em garrafas de plástico com água e sal. Outra vantagem do cultivo da pimenta é o fato de não ser um produto perecível, dura até um ano, afirma o produtor Luciano Pereira.

Jardim Pequeno
Fig 2. - Aperitivo de pimenta biquinho

A planta é de porte baixo, ereta e de coloração verde-escura. Frutos de formato triangular arredondado formando um biquinho, medindo cerca de 3,5 a 2,5 cm, com coloração verde-amarelada e vermelha brilhante quando maduros.

Para plantar escolha bem a área do canteiro, preferencialmente terras com alto teor de matéria orgânica. Revolva a terra entre 10 e 20 cm de profundidade misturando para cada 10 m² de canteiro 300 g (1 copo) de adubo Superfosfato de uma fórmula comercial, ou 1,5 kg (1,5 litros) de esterco bem curtido ou húmus uma semana antes da semeadura ou do transplante. Irrigar uma vez por dia, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. A pimenta biquinho também pode ser cultivada em vasos nas residências.


Fonte: agrotropical.org

Como transformar a PIMENTA em um negócio lucrativo Como transformar a PIMENTA em um negócio lucrativo Reviewed by Confraria da Pimenta on sábado, julho 24, 2010 Rating: 5

Um comentário:

Gilberto disse...

Gostaria de obter endereço para contato de produtores de pimenta biquinho.
Endereço de e-mail gilberto.cancado@hotmail.com

Grato

Tecnologia do Blogger.