RECEITA DE GELEIA DE PIMENTA




Uma boa geleia é a geleia caseira. E a MELHOR geleia, é a geleia de pimenta da minha mãe. Na verdade todas as geleias dela são ótimas, mas esta é maravilhosa.


Eu nunca fui muito de fazer geleias, tive vários problemas pra aprender o ponto. Ou elas endureciam ou ficavam liquidas ou cristalizavam. Acabei descobrindo a minha própria técnica pra achar o ponto certo.

Quando ela começa a engrossar na panela eu retiro uma colherinha da geleia de pimenta e coloco em uma superfície lisa e fria. O próprio mármore da pia por exemplo. Ela deve ficar cremosa ao esfriar. Se ela endurecer, passou do ponto. Daí eu adiciono mais água. Se ela ficar muito liquida é porque ainda precisa cozinhar mais uns minutos. Pra mim funciona.


Receita de Geleia de Pimenta com Maçã Caseira

A geleia endurece depois que esfria. Se a gente deixa o ponto passar, vira praticamente uma bala. Então é super importante se atentar ao ponto.

Outra dica é esterilizar o pote onde a geleia de pimenta será guardada. Esta receita rende mais ou menos 400 ml. Eu costumo guardar em 2 vidros de 200 ml.

Para esterilizar você precisa ferver os vidros e as tampas por 10 minutos. Pra isso, coloque os vidros e as tampas em uma panela, cubra com água quente e deixe ferver por 10 minutos. Depois retire com muito cuidado os vidros da água. Coloque as geleia de pimenta ainda quente no vidro quente. Tampe bem.

Se for para consumo imediato, você não precisa se preocupar tanto com isso, mas tenha em mente que a geleia dura mais tempo num vidro esterilizado.


Receita de Geleia de Pimenta


Ingredientes


  • 5 a 10 pimentas dedo de moça (depende do grau de ardência que você deseja)
  • 1 dente de alho pequeno picado (pode usar meio
  • 2 maçãs pequenas sem casca e sem sementes picadas
  • 1 xícara de açúcar (ou mais se gostar mais doce)
  • 1/4 xícara de água
  • 1/4 xícara de vinagre de maçã
  • 1 pitada de sal



Modo de Preparo


  1. Corte as pimentas ao meio e retire todas as sementes e a parte branca. Eu faço isso com uma colher de chá. Acho que é muito mais prático. Pois já retiro as sementes e a parte branca de uma vez. Depois corte em 3 ou 4 pedaços.
  2. Em um mixer ou liquidificador, coloque as pimentas, a maçã, o alho e a água. Bata por alguns instantes só até que a pimenta esteja picada e a maçã triturada.
  3. Coloque a mistura em uma panela, junte o açúcar, o vinagre e o sal. Misture com uma colher de pau e leve para fogo baixo.
  4. Deixe cozinhar até chegar na consistência de geleia, mexendo as vezes. Deve levar cerca de 10 minutos.
  5. Pra você saber a consistência, é bem fácil. Retire uma colherinha da geleia e coloque em uma superfície lisa e fria. Ela deve ficar cremosa ao entrar em contato com a superfície. Se ela endurecer, passou do ponto. Você pode adicionar mais água. Se ela ficar muito liquida é porque ainda precisa cozinhar mais uns minutos.
  6. Quando estiver pronta, basta coloca-la ainda quente em vidros esterilizados.

Fonte: https://www.marolacomcarambola.com.br
RECEITA DE GELEIA DE PIMENTA RECEITA DE GELEIA DE PIMENTA Reviewed by Confraria da Pimenta on quinta-feira, julho 18, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.