Pimentas congelam bem


 


Desde que descobri que pimentas pequenas congelam bem, nunca mais as perdi. Como já devem ter reparado, minha comida sempre tem pimenta. Mas minha comida não é apimentada.

Gosto de comprar pimentas variadas, mas uma ou outra acabava apodrecendo e indo pra terra no final da semana. Prefiro estas do gênero Capsicum à do-reino. Porque, além da picância, dá pra variar o sabor. E prefiro frescas quando vai entrar no preparo da comida. Em conserva, gosto apenas como pimenta-de-mesa. Aí, sim, bem ardida, porque para preparar pratos, sempre acabo tirando as sementes para ficar mais suave e poder sentir também o sabor da pimenta usada.

A capsaicina, que dá a picância, se concentra mais nas sementes e na estrutura esbranquiçada que as segura. E na polpa, resta um pouco, na medida do meu gosto. Das mais doces, uso inteiras. O bom de estar congeladas é que este processo de tirar sementes fica bem mais fácil. A pimenta fica firme, mas não dura como tijolo. Aliás, em vez de tirar as sementes, a polpa é que sai, como se as pimentas fossem descascadas. E assim também fica muito mais fácil de picar em quadradinhos e tiras finas. É claro que vai perder a crocância e a firmeza, mas quem precisa delas nas comidas cozidas? Para a maioria dos pratos que faço com pimenta, este aspecto é irrelevante. E a praticidade de ter pimentas variadas sempre à mão compensa esta pequena perda.

Para congelar, lave bem, seque e espalhe as pimentas numa assadeira. Leve ao freezer. Quando congelar (cerca de 3 horas), coloque num saco plástico que feche hermeticamente, vede bem e vá usando na medida da necessidade, pois estarão sempre soltinhas.




Pimentas congelam bem Pimentas congelam bem Reviewed by Confraria da Pimenta on sexta-feira, julho 27, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.