PIMENTA ARRIBA SAIA


Uma curiosidade. O nome de nossa focalizada, Arriba Saia, vem do fato dela ser muito ardida, e as moças abanavam a boca com a saia para aliviar o ardor que sentiam ao prová-las.
No litoral do Nordeste é muito usada na culinária para o preparo de molhos feitos na hora, esmagada fresca com caldo de peixe, cebola, alho e coentro picadinhos, no acompanhamento de frutos do mar.
A pimenta é uma das principais especiarias da história.  Não há no mundo quem não a conheça e tenha provado.
Os amantes da cozinha tailandesa sabem a força e o poder das pimentas. Quando for convidado para um almoço ou jantar à tailandesa, prepare o estômago e o espírito. E  se o prato oferecido for muito apimentado, um conselho: nunca tente apagar a ardência com água. Beba iogurte!
Pimenta e Brasil sempre harmonizaram bem. Temos plantações em praticamente todas as regiões do país, sendo que um dos estados de maior oferta é o Ceará, seguido de perto pela Bahia.
Catalogadas por estudiosos, temos 93 tipos de pimentas. Cada uma com a suas propriedades e principalmente ardência. Esta é uma questão fundamental que separa as pimentas e suas utilizações.
Tanto que um farmacêutico chamado Scoville elaborou a sua até hoje conceituada tabela, que separa as pimentas por seu teor de ardência.
E ardência tem tudo a ver com a estrela deste post: a pimenta arriba saia, cujo nome científico é Capsicum Chinese.
O nível de ardência da pimenta arriba saia é de 250.000 pontos na Escala Scoville. Quer dizer: arde e muito!
Fazendo uma comparação: a pimenta jalapenõ está na faixa dos 8.000 pontos.  A pimenta malagueta, está na faixa de 50.000 a 100.000 pontos.
Por que apreciamos tanto as pimentas? O sabor picante é apreciado em pratos de todo o mundo. Importante dizer que elas são ricas em vitamina A, E e C, ácido fólico e armazenam potássio. São livres de colesterol e possuem propriedades antioxidantes. As pimentas que mais se popularizaram na culinária universal foras as pimentas vermelhas, nome dado genericamente a vários tipos do gênero Capsicum.
PIMENTA ARRIBA SAIA PIMENTA ARRIBA SAIA Reviewed by Confraria da Pimenta on terça-feira, maio 28, 2019 Rating: 5

2 comentários:

Leonel Brizola disse...

Realmente,esaa pimenta e muito forte.Tive um acidente com minha filha de um ano e seis meses que acabou sendo hospitalizada

Severo disse...

Esta pimenta também é conhecida como cambuci,só que se formos pesquisar como cmabuci só aparece a cambuci chapéu de bispo;então temos que escrever ou falar no microfone de pesquusas,cambuci amarela !

Tecnologia do Blogger.